top of page
  • Diego Bianchetti - IBC

ECCO 2017: Guardiões da Terra

Atualizado: 25 de jul. de 2020


"Guardiões da Terra", esse é o tema do quarto dia no Chamado Pela Resiliência Planetária. Com o reconhecimento dessa herança ancestral os trabalhos de domingo começaram.

Para trazer o reconhecimento e consciência dessa ancestralidade a AWIRE "Aliança Multi-Étnica de Permacultura" foi apresentada por representantes dos povos indígenas Xerente, Carajá, Mura, Guarani, Hunicuim do Brasil e Mhuyska de Raquira da Colombia. Eles trouxeram os problemas atuais dos povos indígenas, basicamente os mesmos desde o início do período colonizatório e estão presentes até hoje.

Eles também falaram sobre como enfrentaram os problemas impostos pelos governos e crescimento das áreas de plantio e cidades em suas regiões. Um momento de tomada de consciência e reconhecimento dos dilemas vividos por esses povos que não possuem voz em nossa sociedade de consumo pois vivem integrados com a natureza e em verdade são os grandes guardiões da terra. ECCO 2017 permite que todas as pessoas se reconheçam e se conectem em uma grande tribo global, uma tribo que permite a troca e compartilhamento do conhecimento e maneira de viver de cada uma das tribos conectadas a essa grande rede. Uma tribo multiétnica e cultural que tem a missão de espalhar a mensagem e mostrar com ações práticas a luta que é viver conectado e em defesa da Mãe Terra. A noite acaba com uma roda de conversas para trazer os ensinamentos ancestrais sagrados através das mensagens compartilhadas pelos "avuelos" dos povos indígenas e também um espaço para apresentações artísticas diversas em um momento de união e arte.

Veja o post original neste link:

https://www.biorregional.eco.br/single-post/2017/10/19/ECCO-2017-Guardi%C3%B5es-da-Terra


12 visualizações0 comentário
bottom of page