top of page

SOCIOCRACIA

Sociocracia é um conjunto de princípios, padrões e processos de tomada de decisão, governança, operações e feedback para implementar a autogestão nas organizações, transformando a estrutura e a cultura deixando-as mais resilientes, responsivas e eficazes.

Em constante evolução

Ambientes complexos e em rápida mudança estão ultrapassando a capacidade de adaptação de organizações, comunidades e redes. Estamos sendo convidados a desenvolver soluções alternativas para cuidar de velhos problemas e a assumir uma nova perspectiva que honre tanto nossas necessidades individuais quanto a necessidade urgente de desenvolvermos organizações mais integradas, humanas e interdependentes.

Assim a Sociocracia vem evoluindo através do tempo, aprendendo com a prática e propondo novos formatos e padrões para poiar o desenvolvimento de organizações e projetos para um novo tempo.

O CASA Brasil conheceu a sociocracia em 7 de Janeiro de 2012, na Colômbia durante o evento anual do Chamado da Montanha (Llamado de la montaña). Nessa edição aconteceu o primeiro encontro Ibero-Americano de Ecovilas, onde as ecovilas latinas se reuniram com as ecovilas espanholas. Pela primeira vez na América Latina, Diana Leafe, dos EUA, trouxe a sociocracia e apresenta este modelo de auto-gestão para o CASA Latina.

 

Após 3 anos em 2015, aconteceu o segundo Encontro Latino-Americano do CASA (ECCO) onde foi adotada a Sociocracia como estrutura organizacional do CASA Latina. Neste mesmo ano de 2015 surgiu uma nova versão do CASA Brasil, onde também já nascemos com um modelo de auto-gestão sociocrático.

Desde a adoção da Sociocracia como modelo de auto-gestão, o CASA Brasil vem criando e recriando estruturas que possam atender as necessidades e desejos do grupo de trabalho. Muitos desafios foram encontrados e também com eles muitos aprendizados que fizeram com que o CASA Brasil continuasse persistindo e confiante no seu trabalho e no trabalho das ecovilas brasileiras e latino-americanas.

Em 2019 acontece o ECCO 2019, onde há uma proposta de reestruturação do CASA Latina. Atualmente o CASA Brasil está passando por uma nova reestruturação a partir de uma nova equipe, com membros experientes que estão presentes desde o nascimento da rede, e novos membros que estão renovando a energia do grupo.

Acreditamos que a adoção da sociocracia foi muito importante, e estamos disponíveis para trocar experiências e aprender com outras organizações que também já adotaram a sociocracia como modelo de gestão, estão em processo de adoção, ou estão pensando em iniciar este processo. 

Fomos convidados pelos estudantes do curso de Liderança Sociocrática (SoLT) do Sociocracia Brasil a falar um pouco sobre a Sociocracia e o CASA Brasil. Você pode acessar essa entrevista neste link: 
http://www.sociocracia.org.br/caso-casa-brasil/

Gostaria de saber mais? Entre em contato conosco!

bottom of page