top of page

HISTÓRICO DE ATIVIDADES

2012

Janeiro de 2012

  • Nasce o CASA Latina – A produção independente do documentário Pan-Ba’Sa (uma parceria entre o Projeto EarthCode e a Urântia TV) registra o nascimento do CASA durante a conferência “Chamado da Montanha” e sugere uma visão holística para lidar com as crises sociais, ambientais e econômicas que o planeta enfrenta.

Junho de 2012

  • CASA Brasil participa da Campanha Consumo Sustentável, através da Plataforma dos Consumidores pelo Consumo Sustentável – Idec, organizações do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor e da Consumers International.

  • Global Ecovillage Council – O Conselho Global de permacultores, ecovilas,caravanas e comunidades sustentáveis, organizado por CASA e GEN.

  • Primeiro encontro nacional do CASA Latina no Rio+20 – O Gaia Home foi um espaço de afeto, pedagogia, arte, conhecimento, convivência, articulação, troca, cooperação, música, dança, espiritualidade, ativismo, integração, celebração, vivência, pesquisa, empreendedorismo, comunidade, cultura de paz e saúde, trazendo uma abordagem diferenciada para a Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 23 de junho de 2012.

Novembro 2012

  • Convite do CASA Brasil ao Movimento OASIS e Guerreir@s Sem Armas.

 

Dezembro de 2012

  • CASA Brasil promove oficinas na Chapada dos Veadeiros.

 

 

2013

 

CASA Brasil apoia cursos em Belo Horizonte – O curso “Educação Gaia: Design em Sustentabilidade”, uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014) e associado à GEN (Rede Global de Ecovilas).

 

Maio de 2013

  • Primeiro Encontro CASA Sul – Fortalecer as redes. Compartilhar experiências, desafios, sementes e recursos mais diversos. Celebrar a vida, as lutas, as conquistas. Sentir-se em CASA todos juntos.

 

Junho de 2013

  • Segundo Encontro do CASA Brasil, no Chamado Pé na Terra – Reunião de indivíduos, redes e coletivos que trabalham dentro da perspectiva de um mundo mais justo,sustentável, plural e solidário.

 

Dezembro de 2013

  • CASA auxilia tese de Doutorado – Implantação da primeira ecovila do país em Barão Geraldo, a partir da pesquisa de doutorado “Diretrizes para o desenvolvimento de ecovilas urbanas”, de Flávio Januário.

2014

CASA Brasil auxilia dissertação de Mestrado – Escola de Arquitetura da UFMG, intitulada “Produção do Espaço no Território Xakriabá: aldeias Imbaúbas e Caatinguinha”, de Déborah Cimini Cancela Sanches.

 

Outubro de 2014

  • CASA participa da Campanha “MMA tem cadeiras titulares vazias desde 2013” – Organizações e pesquisadores enviam carta à ministra do meio ambiente Izabella Teixeira sobre a ausência de representantes titulares e suplentes, sendo duas na Coordenação Geral da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e outras duas na comissão de movimentos sociais.

 

Dezembro de 2014

  • ONGs e Movimentos Sociais propõe uma nova Agenda Socioambiental para o Brasil – O Fórum das ONGs Ambientalistas e Movimentos Sociais também criticam a implantação da Política Ambiental do Brasil e pedem renovação no Ministério do Meio Ambiente.

 

 

2015

 

Maio de 2015

  • Apoio do CASA Brasil no PDC (Permaculture Design Course) Internacional, em Alpestre.

Junho de 2015

  • 4 Encontros para Criar Redes em 2015 – CLAP (Convergência Latino Americana de Permacultura), ECCO (Encontro CASA Latina), Conexión a la Tierra, GEN+20 (Global Ecovillage Network). Encontros que vão fortalecer o movimento sustentável na América Latina e no mundo.

  • Segundo Encontro Latinoamericano do CASA (ECCO) – Convocamos um encontro presencial com o propósito de nos unir e alcançar um novo nível de organização sociocrática, que integre as vozes e as diferentes formas em que as diversas culturas latino-americanas encontram para habitar nossos territórios de una forma sustentável e regenerativa. Resultado: adotamos a Sociocracia como estrutura organizacional do CASA Latina.

 

Julho de 2015

  • Enquete Nacional para a escolha do novo logo do CASA Brasil.

 

Setembro de 2015

  • CASA Brasil participa de Congresso Vegetariano no Recife.

 

Outubro de 2015

  • Primeiro PDC voltado às questões indígenas do país, realizado no Tocantins, sendo um evento paralelo aos Jogos Nacionais Indígenas. Resultado: nascimento da AWIRE, Aliança Multiétnica de Permacultura.

 

Dezembro de 2015

  • enCASA 2015: Terceiro Encontro Nacional do CASA Brasil na Ecovila Santa Margarida em Campinas, São Paulo. Este encontro teve como objetivo reunir indivíduos dispostos a colaborar na estruturação da Rede CASA Brasil, para que a mesma se fortaleça sendo capaz de articular as iniciativas presentes a nível nacional com as organizações internacionais. Resultado: adotamos a Sociocracia como estrutura organizacional do CASA Latina. Memórias do encontro, aqui!

2016

  • enCASA 2016: Quarto Encontro Nacional do CASA Brasil no Instituto Biorregional do Cerrado, em Alto Paraíso, Goiás. Memórias do encontro, aqui!

2017

Junho de 2017

  • CASA Brasil marca presença no festival “Movimento pela Vida”, em Palmas, Tocantins, promovido entre outros pela associação Eco-Terra, com apoio da CASA Norte.

Julho de 2017

Outubro de 2017

  • ECCO 2017, o Chamado pela Resiliência Planetária. Pela primeira vez desde a criação da Rede Global de Ecovilas (Global Ecovillage Network – GEN), o Brasil sediará um encontro que vai reunir, em um mesmo evento, o Conselho de Assentamentos Sustentáveis ​​da América Latina (CASA LATINA), CASA Brasil e GEN.

2019

Julho de 2019

  • Conferência europeia da  GEN - Global Ecovillage Network tem encontro de muitos brasileiros e integrantes do CASA Brasil estavam também presentes. Os representantes brasileiros na conferência europeia foram convidados a fazer parte da equipe do CASA Brasil e muitas ideias emergir desse encontro.

Setembro de 2019

  • ECCO 2019 aconteceu dos dias 19 a 26 de Setembro, em Intikamari, próximo da cidade de Cuenca em Equador e o CASA Brasil estava presente com o seu representante.

  • Primeiro encontro com os novos integrantes da equipe do CASA Brasil e uma nova estrutura começa a ser construída.

Novembro de 2019

  • Foi proposta no ECCO 2019 uma nova estrutura para a CASA Latina, chamada Chakana, e esta foi aprovada de forma sociocrática após ser compartilhada e coletadas as perguntas e sugestões de todas as CASAs nacionais membras da rede latina.

 

2020

Março de 2020

  • O CASA Brasil é a primeira CASA nacional a ter representatividade em todos os círculos na chakana do CASA Latina.

Team
bottom of page