top of page
  • IBC - Instituto Biorregional do Cerrado

ECCO 2017 - Abertura, Conselhos de Visões e momentos iniciais do encontro

Atualizado: 25 de jul. de 2020


O evento teve a abertura oficial na noite de sexta. O IBC se apresentou como anfitrião do evento após a mística inicial. A Red CASA Latina e GEN seguiram com suas apresentações e a agenda do evento foi compartilhada com todos.

Todos os dias possuem temas propostos para direcionar as atividades diárias. O dia de sábado começou com atividades paralelas. A assembléia geral de apresentação dos membros do GEN e votação de pontos importantes como aprovação do relatório financeiro do último ano e atualização da constituinte. Paralelo a assembléia ocorreu a temática "Co-creando ComUnUnidad" que orientou as discussões do dia para os conselhos formados durante a tarde. A tarde começou com uma plenária que apresentou a rede GENOA, uma das mais antigas conectadas a GEN. Uma rede que tem como principal objetivo conectarredes colaborativas de toda a Ásia.

O momento seguinte foi de repasse histórico sobre como o movimento de assentamentos humanos sustentáveis e a criação de aldeias de paz se espalhou pela América. Avuelo Alberto intoduziu como historicamente os "conselhos de visão" foram e são até hoje a ferramenta organizativa para a definição das ações para desenvolvimento das comunidades.

"Não há choques em conselhos de visão, há complementariedade. Como as cores do arco-íris e as notas musicais." Essa introdução abriu os trabalhos dos Conselhos de Visões apresentando os temas propostos para a divisão dos grupos. 6 grandes áreas serão trabalhadas durante todo ECCO2017, são elas:

- Assentamentos Humanos Sustentáveis: Articulação estratégica e operacional do CASA Latina e Casa Brasil. - Educação para Resiliência: Levantamento e mapeamento das iniciativas ligadas as novas formas de educação sustentável. - Economia de Bom Viver: Compartilhar novas formas de economia, entendendo economia como gestão de iniciativas que transpassa a parte financeira. - Ecologia Regenerativa e Permacultura Popular: Buscar maneiras de popularizar a Permacultura nos territórios para que o conhecimento se faça acessível a todos. - Comunicação Social e Mídia Livre: Comunicação como um papel transformador de ações práticas para colocar temas ecológicos em pauta. - Jovens: Valorizar e empoderar os jovens para continuar o legado começado por gerações passadas.

Todos participantes do evento foram convidados a integrar o Conselho de seu interesse. A partir desse momento os Conselhos se organizaram em grupos separados para desenvolvimento de suas atividades e vão apresentar resultados com propostas práticas.

Veja o post original em:

https://www.biorregional.eco.br/single-post/2017/10/08/ECCO-2017---Abertura-conselhos


12 visualizações0 comentário
bottom of page