qui., 24 de set. | Via Zoom

Saberes em Prosa: Ecovilas como novos sujeitos de direito

Conectando comunidades para fortalecer
A inscrição está fechada
Saberes em Prosa: Ecovilas como novos sujeitos de direito

Horário e local

24 de set. de 2020 17:00 – 19:00
Via Zoom

Sobre o evento

Esses encontros promovidos pelo CASA Brasil buscam conectar as comunidades brasileiras para trocar informações sobre desafios e soluções relacionados a temas específicos (como água, plantio, conflitos, etc.). 

O objetivo é fomentar a troca de ideias e informações entre as comunidades/ecovilas e projetos brasileiros utilizando a ferramenta Zoom, moderado/facilitado pela equipe CASA Brasil.

Esses encontros terão duas horas de duração, nos quais teremos a fala de um especialista na área, seguido de uma roda de conversa entre os participantes.

O tema dessa edição será Ecovilas como novos sujeitos de direito - Questões legais

Vamos discutir em grupo sobre as diferentes estratégias jurídicas traçadas pelas ecovilas para garantir sua conformidade legal, diante do ordenamento territorial brasileiro que atualmente apresenta entraves às iniciativas de transição para sustentabilidade.

E nosso convidado será o Jordão Vieira Silva. 

Membro da Ecovila Ayrumã, Ecovila do Rio Preto e Comuna UNA, e da equipe do CASA Brasil, Jordão é Doutorando em Ciência Florestal. Possui Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFVJM (2020) com a dissertação "Ecovilas como novos sujeitos de direitos: possibilidade e entraves legais no uso e ocupação do solo rural no Brasil". Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Pós-Graduado em "Gestão Pública e Sociedade" - Especialização com enfoque em Economia Solidária - Universidade Federal do Tocantins (2012) com o TCC "Para além das cooperativas". Pós-graduado em Prevenção de Incêndios e Explosões - Centro Universitário UNA (2013). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Eleitoral, Regularização Fundiária, Cooperativismo e Associativismo. Atua na fundação de comunidades intencionais, ecovilas, associações de trabalho associado, clubes de trocas e cooperativas.

A inscrição está fechada

Compartilhe este evento